segunda-feira, 16 de abril de 2007

Imersão/ Avatar/ Cyborg


“O termo imersão foi introduzido recentemente nas áreas de realidade virtual e vídeo game para se referir ao modo peculiar como o sujeito “entra” ou “mergulha” dentro das imagens e sons gerados pelo computador." Tirado no slide feito pela professora Kaori
Imersão na internet é a interação do homem para com o ambiente virtual como em jogos e computadores sendo um participante ativo e na televisão com a participação passiva. Na internet estamos aptos ao mundo sem fronteira sujeitos a criar seu próprio espaço virtual em um mundo de informação utilizando um avatar ou você mesmo. Para entendermos melhor o que é um avatar, podemos dizer que:
Avatar é, uma pessoa que está imerso ao um ambiente real ou virtual podendo criar e viver em várias realidades e personalidades.
“Avatar é um duplo assumido no Ciberespaço, ele espelha nossas ações e reações no mundo virtual, ele é subordinado aos nossos desejos”. Stuart Hall
Podemos definir um avatar como um personagem que pode ser a semelhança da própria pessoa, ou seja, quando uma criança brinca com uma boneca, a boneca seria seu avatar, pois a criança está atribuindo uma personalidade ao brinquedo.
“O avatar na internet pode movimentar-se livremente dentro dos vários mundos, encontrando outros avatares. Para falar com alguém, ele deve digitar em uma janela para este fim, que será representada para os demais sobre a cabeça do avatar. Além disso, é possível ao usuário estar "dentro" do avatar, ou seja, imergir verdadeiramente no ambiente, em primeira pessoa, ou vê-lo de fora, como terceira pessoa. O avatar pode agir dentro de determinadas formas pré-concebidas pelo programa, como dançar, acenar, sorrir etc. Limitações físicas também podem ser transcendidas, uma vez que o avatar pode elevar-se sobre o solo (levitar) e movimentar-se no ar. O usuário tem ainda a opção de olhar para cima e para baixo.” http://www.pontomidia.com.br/raquel/avatares.htm
Os avatares na internet são muitos utilizados para o anonimato, a pessoa usa o avatar como uma “máscara” e toma certas atitudes que não tomaria cara-a-cara.
Temos como exemplos o site de relacionamento “orkut”, as pessoas criam um fake para vigiar e criticar sem as pessoas saberem que está por trás. Pode-se dizer então, que o avatar está imerso ao um “ambiente sem lei” até que o descubram.
Na minha opinião, nesse caso o avatar é mais utilizados pelos jovens que tem dificuldade de se expressarem e também estão em busca da sua verdadeira identidade, assim criam uma imagem de acordo com seus desejos.
Podemos analisar o avatar como personagem, mas existe uma diferença entre ambos. Com o avatar você dita sua própria história e escolhe seu próprio final, ou seja, segue um roteiro pré-definido. Quando o autor manda seu script para o ator, ele esta dando a fala para o personagem pré-definidas, mas na hora de interpretar cada ator terá uma forma de se apresentar criando assim um avatar para o personagem.
Existe duas linhas que define cyborg.
Podemos definir cyborg como um corpo que tem pedaços de máquinas, ou seja, todos os membros corporais que são auxiliados e controlados por dispositivos tecnológicos.
Exemplos: Bomba elétrica, perna mecânica , aparelhos nos dentes, abturação...
Há filmes que são grandes exemplos de Cyborg como Guerra nas Estrelas, Matrix e vários outros que os seres humanos são controlados por dispositivos tecnológicos.
Outra linha que define cyborg seria a dependência do homem ao computador para realizar o seu trabalho. Enquanto o homem está se interagindo ao computador através do mouse ele será um cyborg, pois está interligado ao meio tecnológico, ou seja, quando se tem um auxilio de uma maquina nos tornamos cyborg.
Concluindo, estamos imersos em um ambiente que podemos criar situações adversas com um simples avatar interagindo em uma realidade física e virtual sendo assim um cyborg.

Nenhum comentário: