segunda-feira, 19 de março de 2007

Mas afinal, o quer dizer virtual?


Virtual - extrapola o real.

Bom galera, na aula do dia 12 de Março, a professora Kaori, nos proporcionou ampliar os nossos conhecimentos sobre a definição da palavra “ virtual”.
Quando ouvimos falar em virtual, logo pensamos nas tecnologias modernas, redes de telecomunicações ... mas o virtual abrange tudo o que não se encontra concretamente, vai desde a troca de informações através de um veículo de comunicação aos reflexos nas consciências humanas. Podemos caracterizar o virtual como algo impalpável, intangível, algo que existe e ultrapassa o tempo e o espaço, extrapolando o real.
No site http://www.viphostsystem.com/glossario/glossario.html define virtual como: Algo que existe, mas não pode ser percebido pelos cindo sentidos. Um bom exemplo são as chamadas virtudes humanas que vêm, assim como virtual, da mesma palavra latina, virtus, valor. Em computação, virtual é qualquer coisa que não é real, mas que nossa imaginação transforma em algo que nos parece familiar, para nosso melhor entendimento. Assim, quando lemos amazon.com, imediatamente pensamos numa livraria, enquanto o amelia.com nos faz imaginar prateleiras de supermercados. O chamado espaço virtual é uma área fisicamente indefinida, em que as trocas de informações entre diferentes sistemas acontecem.
Segundo Lévy Pierre, “ O virtual não se opõe ao real, mas sim ao atual”, pois o atual já está acontecendo e o virtual é a imaginação do que está para acontecer, ou seja, o virtual é uma expansão de pensamentos que estão para concretizarem.
Então podemos dizer que o virtual não é somente o ambiente tecnologico, mas está presente no nosso dia e no nosso imaginário.


Fontes: http://www.ccuec.unicamp.br/revista/infotec/artigos/renato.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual
http://www.scielo.br/pdf/ci/v26n2/v26n2-17.pdf

Nenhum comentário: