domingo, 22 de abril de 2007

RPG ao Second Life




“Os RPGs são jogos de representação nos quais os participantes incorporam personagens ficcionais - típicos dos filmes ou dos livros – e, assim, podem dar seu próprio desencadeamento à história. São jogos baseados em um livro, que é o suporte para o mestre criar a aventura”. Tirado no slide feito pela professora Kaori.

Bom galera, o RPG é um jogo pouco convencional. É controlado por regras ditadas pelo mestre. O objetivo maior do RPG é a diversão de todos, e o Mestre é um grande responsável por isso. Precisa ser criativo e saber comandar o ambiente do jogo.
A sigla RPG vem da expressão inglesa role-playing game, que poderíamos traduzir como “jogo de interpretação”. Nele, os jogadores interpretam os personagens que vão enfrentar os perigos de uma aventura ainda desconhecida para eles. Ninguém sabe o que vai acontecer, exceto o jogador Mestre. Só esse jogador conhece o roteiro da aventura. Ele apresenta aos outros uma situação inicial, descrevendo para eles onde eles estão, o que eles vêem, escutam, tocam, cheiram e sentem. Pode ser uma situação de perigo, onde terão que lutar, ou pode ser uma situação para cuja resolução terão que usar muita astúcia, como infiltrar-se numa base inimiga. O que quer que seja, os jogadores dizem então o que seus personagens farão e, de acordo com o resultado de suas ações e com o roteiro, o Mestre apresenta uma nova situação. E assim o jogo prossegue até o final.
No site http://pt.wikipedia.org/wiki/RPG_(jogo) publica que :"Em registros oficiais, o Role Playing Game ou RPG surgiu no ano de 1974. O primeiro lançamento foi o jogo Dungeons & Dragons (Masmorras e Dragões, em português), idealizado pela empresa TSR dos Estados Unidos da América e criado por Gary Gygax.
No Brasil o RPG o primeiro jogo l foi o Tagmar, lançado no inicio dos anos 90. Com uma ambientação baseada nos livros de J.R.R Tolkien foi acusado injustamente de ser baseado no D&D, mas na verdade era um sistema bem diferente. O jogo chegou a fazer sucesso, mas a editora fechou no fim dos anos 90. O Tagmar em 2005 retornou ao público totalmente remodelado em uma versão livre para download pela internet, sendo um marco de pioneirismo no RPG brasileiro.
Os RPGs criados no Brasil foram:
Tagmar, o 1º RPG Brasileiro (1991).
O Desafio dos Bandeirantes, o 1º com ambientação baseada no folclore brasileiro (1992).
Millenia na linha de ficção científica (1995).
Daemon, um sistema abrangente com várias versões e diversas abientações como Trevas que possui um clima de magia e terror moderno, e Arkanun no estilo de horror medieval (1995).
Demos Corps com temática de espionagem (1995).
Era do Caos- Retratando o Colapso das metrópoles brasileiras no início do Séc.XXI (1997)
Defensores de Tóquio RPG de super-heróis japoneses. Sistema originalemente lançado pela revista Dragão Barsil, agora na sua quarta versão conhecida como 4D&T (1998).
Tormenta- Cenário originalmente feito para AD&D, que utilizava 3D&T, GURPS e Daemon. Sua terceira edição utiliza o d20 como sistema oficial (1999).
Calíope, RPG medieval usando D6,D10 e D20 (2001).
SiRIUS (RPG) (2002).
Opera (RPG)- Regras práticas e ajustáveis de RPG que permitem a criação de qualquer cenário de jogo (2003).
Nexus D6 (2005)
Utopia (RPG) - Usa o sistema d10 (2003).
Invasão misturando Arquivo X com história brasileira (2004).
Clavius, um sistema de RPG gratuíto que pode ser baixado no site da Conclave Editora (2004).
RPGQuest Sistema para jogadores iniciantes publicado pela Daemon Editora (2005).
NeoKosmos, um RPG baseado em história e mitologia grega compativel com sistema D20 e Daemon (2006) "


Second Life

"O Second Life é um simulador da vida real, um mundo virtual totalmente 3D, onde os limites de interação vão além da sua criatividade. Nele, além de interagir com jogadores de todo o mundo em tempo real, é possível também criar seus próprios objetos, negócios e até mesmo personalizar completamente seu avatar, tudo em modelagem 3D." http://pt.wikipedia.org/wiki/Second_Life

Second Life é uma plataforma virtual 3D, de socialização que tende a extrapolar os limites de simulação do “mundo real”. Trata-se de uma bolha digital, um espaço comum, similar aos games 3D, no qual avatares customizados vivem sem se importar com as diferentes temperaturas de ambiente e necessidades existenciais biológicas. Todos já nascem com a certeza de sua imortalidade e não-envelhecimento. Em Second Life, o que importa é viver, experimentar, construir, comprar, socializar e brincar.
Para se tornar um cidadão do Second Life, é preciso ter acima de 18 anos e possuir cartão de crédito internacional comprando um território virtual.
Hoje o Second Life está sendo uma febre, não apenas pelo fato que criando um avatar a pessoa terá mais liberdade no ambiente, mas sim o fato da opção de ter uma economia em seu mundo virtual, onde pode se fazer trocas, compras e no final lucrar neste universo.
Bom, o Second Life é uma evolução do RPG, onde possibilita ao usuário criar um espaço virtual e se tornar imerso a ele. Pode ser utilizado desde ao divertimento a um ambiente de negócios.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Imersão/ Avatar/ Cyborg


“O termo imersão foi introduzido recentemente nas áreas de realidade virtual e vídeo game para se referir ao modo peculiar como o sujeito “entra” ou “mergulha” dentro das imagens e sons gerados pelo computador." Tirado no slide feito pela professora Kaori
Imersão na internet é a interação do homem para com o ambiente virtual como em jogos e computadores sendo um participante ativo e na televisão com a participação passiva. Na internet estamos aptos ao mundo sem fronteira sujeitos a criar seu próprio espaço virtual em um mundo de informação utilizando um avatar ou você mesmo. Para entendermos melhor o que é um avatar, podemos dizer que:
Avatar é, uma pessoa que está imerso ao um ambiente real ou virtual podendo criar e viver em várias realidades e personalidades.
“Avatar é um duplo assumido no Ciberespaço, ele espelha nossas ações e reações no mundo virtual, ele é subordinado aos nossos desejos”. Stuart Hall
Podemos definir um avatar como um personagem que pode ser a semelhança da própria pessoa, ou seja, quando uma criança brinca com uma boneca, a boneca seria seu avatar, pois a criança está atribuindo uma personalidade ao brinquedo.
“O avatar na internet pode movimentar-se livremente dentro dos vários mundos, encontrando outros avatares. Para falar com alguém, ele deve digitar em uma janela para este fim, que será representada para os demais sobre a cabeça do avatar. Além disso, é possível ao usuário estar "dentro" do avatar, ou seja, imergir verdadeiramente no ambiente, em primeira pessoa, ou vê-lo de fora, como terceira pessoa. O avatar pode agir dentro de determinadas formas pré-concebidas pelo programa, como dançar, acenar, sorrir etc. Limitações físicas também podem ser transcendidas, uma vez que o avatar pode elevar-se sobre o solo (levitar) e movimentar-se no ar. O usuário tem ainda a opção de olhar para cima e para baixo.” http://www.pontomidia.com.br/raquel/avatares.htm
Os avatares na internet são muitos utilizados para o anonimato, a pessoa usa o avatar como uma “máscara” e toma certas atitudes que não tomaria cara-a-cara.
Temos como exemplos o site de relacionamento “orkut”, as pessoas criam um fake para vigiar e criticar sem as pessoas saberem que está por trás. Pode-se dizer então, que o avatar está imerso ao um “ambiente sem lei” até que o descubram.
Na minha opinião, nesse caso o avatar é mais utilizados pelos jovens que tem dificuldade de se expressarem e também estão em busca da sua verdadeira identidade, assim criam uma imagem de acordo com seus desejos.
Podemos analisar o avatar como personagem, mas existe uma diferença entre ambos. Com o avatar você dita sua própria história e escolhe seu próprio final, ou seja, segue um roteiro pré-definido. Quando o autor manda seu script para o ator, ele esta dando a fala para o personagem pré-definidas, mas na hora de interpretar cada ator terá uma forma de se apresentar criando assim um avatar para o personagem.
Existe duas linhas que define cyborg.
Podemos definir cyborg como um corpo que tem pedaços de máquinas, ou seja, todos os membros corporais que são auxiliados e controlados por dispositivos tecnológicos.
Exemplos: Bomba elétrica, perna mecânica , aparelhos nos dentes, abturação...
Há filmes que são grandes exemplos de Cyborg como Guerra nas Estrelas, Matrix e vários outros que os seres humanos são controlados por dispositivos tecnológicos.
Outra linha que define cyborg seria a dependência do homem ao computador para realizar o seu trabalho. Enquanto o homem está se interagindo ao computador através do mouse ele será um cyborg, pois está interligado ao meio tecnológico, ou seja, quando se tem um auxilio de uma maquina nos tornamos cyborg.
Concluindo, estamos imersos em um ambiente que podemos criar situações adversas com um simples avatar interagindo em uma realidade física e virtual sendo assim um cyborg.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Mas afinal, o quer dizer virtual?


Virtual - extrapola o real.

Bom galera, na aula do dia 12 de Março, a professora Kaori, nos proporcionou ampliar os nossos conhecimentos sobre a definição da palavra “ virtual”.
Quando ouvimos falar em virtual, logo pensamos nas tecnologias modernas, redes de telecomunicações ... mas o virtual abrange tudo o que não se encontra concretamente, vai desde a troca de informações através de um veículo de comunicação aos reflexos nas consciências humanas. Podemos caracterizar o virtual como algo impalpável, intangível, algo que existe e ultrapassa o tempo e o espaço, extrapolando o real.
No site http://www.viphostsystem.com/glossario/glossario.html define virtual como: Algo que existe, mas não pode ser percebido pelos cindo sentidos. Um bom exemplo são as chamadas virtudes humanas que vêm, assim como virtual, da mesma palavra latina, virtus, valor. Em computação, virtual é qualquer coisa que não é real, mas que nossa imaginação transforma em algo que nos parece familiar, para nosso melhor entendimento. Assim, quando lemos amazon.com, imediatamente pensamos numa livraria, enquanto o amelia.com nos faz imaginar prateleiras de supermercados. O chamado espaço virtual é uma área fisicamente indefinida, em que as trocas de informações entre diferentes sistemas acontecem.
Segundo Lévy Pierre, “ O virtual não se opõe ao real, mas sim ao atual”, pois o atual já está acontecendo e o virtual é a imaginação do que está para acontecer, ou seja, o virtual é uma expansão de pensamentos que estão para concretizarem.
Então podemos dizer que o virtual não é somente o ambiente tecnologico, mas está presente no nosso dia e no nosso imaginário.


Fontes: http://www.ccuec.unicamp.br/revista/infotec/artigos/renato.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual
http://www.scielo.br/pdf/ci/v26n2/v26n2-17.pdf

Ciberespaço

Ciberespaço- Ambiente criado de forma virtual


A cada dia que passa, cria-se novos meios para as pessoas se interagirem sem a necessidade de sair do lugar.
“ O ciberespaço era a última fronteira”. O ciberespaço é um novo ambiente que abrange desde a comunicação de massa até a interação interpessoal. Hoje as pessoas estão mais comodistas, usam os recursos tecnológicos como meio de entreterimento e lazer e de forma prática no trabalho.
Segundo a definição da Unesco, o ciberespaço é um novo ambiente humano e tecnológico de expressão, informação e transações econômicas. Consiste em pessoas de todos os países, de todas as culturas e linguagens, de todas as idades e profissões fornecendo e requisitando informações. Uma rede mundial de computadores interconectada pela infra-estrutura de telecomunicações que permite à informação em trânsito ser processada e transmitida digitalmente.
Em suma, podemos dizer que o ciberespaço nada mais é que uma rede de telecomunicações, ou seja, uma comunicação virtual em tempo real, trocando informações, interagindo assim de várias formas, ultrapassando o tempo e o espaço facilitando assim a vida agitada do dia-a-dia das pessoas.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciberespaço

http://www.geocities.com/chistelinhares/ciberesp.htm
http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=1770

Imagem tirada: http://www.tamandare.g12.br/cidadedigital/interacao2.jpg


segunda-feira, 5 de março de 2007

Blog




Blog - Mídia Participativa
"O Blogger permite que você atualize seus blogs de um jeito fácil e simples, sem se preocupar com instalação de programas, códigos ou scripts. Ele dá total controle sobre o conteúdo e o visual de seus blogs e ainda permite que você faça tudo isso de qualquer lugar do planeta, através da Internet." tirado no site: http://blogger.globo.com/br/about.jsp

Blog é uma página da web que possibilita o usuário publicar seus textos compostos por pequenos parágrafos apresentados cronologicamente e frequentemente atualizado.
É um site pessoal, onde as pessoas postam assuntos do seu interesse como: diário, notícias, matérias estudadas, fotografia, piadas e vários outros temas, ou seja, desde o entreterimento aos assuntos mais sérios, de acordo como o autor desejar.
Hoje o blog é muito utilizado, pois é um meio prático de escrever e todos que visitam terão a disponibilidade aos textos expostos. É uma excelente forma de comunicação entre família, amigos, grupo de trabalho, ou até mesmo empresas.
O blog nos permite a escolha de quem poderá visualizar e comentar sobre o determinado assunto postado colocando em privativo, basta seguir as orientações que o site que nos oferece.

Web 2.0

Web 2.0 - Participação do Usuário



"O termo Web 2.0 se refere a uma suposta segunda geração de serviços de internet. Como toda forma de classificação histórica, não podemos dizer exatamente quando termina ou começa este período cronologicamente. Mas a observação destes padrões de comportamento na rede pode ser saudável do momento em que colabora com a organização de idéias e conceitos em uma indústria nova e particularmente complexa por sofrer agressivas mutações — justamente por estar ainda em sua fase embrionário." retirado no site http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/10/30/o-que-e-web-20/

Web 2.0 permite que virtualmente qualquer indivíduo ou empresa, publique, opine, modifique e compartilhe informações na rede, ou seja, é um conteúdo interativo que abrange todas as pessoas que tem acesso a internet, dando a oportunidade de discutir e divulgar seus produtos e suas idéias.
Com a web 2.0 a internet pode perder sua credibilidade, pois com o acesso e a disponibilidade de qualquer usuário, os sites podem serem alterados, modificados e até mesmo informações postadas falsas, prejudicando a pesquisa via internet.
Há vários exemplos de web 2.0 como:
Youtube que permite ao usuário criar vídeos e divulgá-los no site;
Wikipédia, site de informações e pesquisas, onde dá possibilidade a qualquer pessoa a alterá-lo;
Blog que é o diário pessoal e público, os visitantes poderão postar deixando sua opinião sobre o assunto.


Imagem tirada: http://cocreation.blogs.com/alban/images/94181532_d4cb07c32e_b.jpg

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Iniciaremos então com a definição sobre Multimídia.


Multimídia – Muitos Meios

Refere-se como qualquer combinação de textos, gráficos, sons, animações e vídeos através do computador ou outro meio eletrônico, permitindo com que o usuário se informa, forma, demonstra ou simplesmente diverte.
A característica interativa dos produtos multimídia possibilita o manuseio de informações de forma natural e não forçada. Ela se torna uma fonte de informações que oferecem poucos limites de atividade cognitiva normal.
A multimídia é um dos termos mais usados nessa década. Esse termo diz a respeito a cinco grandes indústrias: Informática, telecomunicações, publicidade, consumidores de dispositivos de áudio e vídeo, indústria de televisão e cinema.
O poder da multimídia torna possível por um sistema de acesso de informações chamado de Hipermídia que pode ser considerada como Hipertextos. Assim quando desejar ver mais informações sobre uma determinada matéria e ela estiver com palavra ou frases destacadas, basta clicar sobre o item e a informação aparece.
Podemos dividir a multimídia em passiva e interativa:
* Multimídia passiva é quando a pessoa é apenas observador. (não há interação).
* Já a multimídia interativa é quando o usuário se interage.
Então podemos concluir que a multimidia é uma grande ferramenta em nossas vidas. Hoje estamos inseridos ao mundo globalizado, "sem fronteiras" estamos aptos a comunicar com varias pessoas em varios lugares sem sair do lugar em curto espaço de tempo.